• Tel.: 0800 940 0020
  • Likes
  • Seguidores
  • Inscritos
  • Seguidores

Strider

  • Home
  • Posts
    Posts

    Cliente sabe melhor hora de aplicar regulador de crescimento com Protector

    Posts

    Protector acelera tomada decisão em cliente do MS

    Posts

    Embrapa reforça relevância da agricultura digital em novo livro

    Posts

    Georreferenciamento do Protector facilita controle de nematoides

    Anterior Próximo
  • Vídeos
    Jornada Digital

    Jornada de Sucesso – Algar Farming

    Jornada Digital

    Jornada de Sucesso – Agropecuária Reunidas do Papagaio

    Jornada Digital

    Jornada de Sucesso – CAAISA

    Vídeos

    Jornada de Sucesso – Famiglia Ferrero

    Anterior Próximo
  • Ebooks
    Ebooks

    Tecnologia no agronegócio: Guia prático para começar a investir

    Ebooks

    O plantio de Cana-de-açúcar. E-book: Do plantio à colheita

    Ebooks

    Fertilidade do solo: eBook mostra como aumentá-la e minimizar impactos causados pela…

  • Especiais
    • Todos
    • Especial Solos
    • Especial Produzindo Mais
    Especial

    El Monitoreo del suelo puede proteger cultivos de banano y plátano de la TR4

    Especial

    Mulheres no Agro: Como superar as desigualdades do mercado?

    Especial

    El campo está cambiando y la industria está a su lado

    Anterior Próximo
Syngenta Digital
  • Home
  • Posts
  • Os early adopters e a agricultura digital no Brasil
Os early adopters e a agricultura digital no Brasil
Posts

Os early adopters e a agricultura digital no Brasil

Last updated 27 Jul, 2020
Share
0
early adopters

Atualmente, 47% dos produtores brasileiros utilizam pelo menos uma tecnologia de agricultura de precisão em suas operações, segundo levantamento da McKinsey & Company, que entrevistou 750 produtores. Para que o país atingisse essa marca, foi preciso que um grupo pioneiro digitalizasse suas operações, os early adopters. A pesquisa, divulgada em março deste ano, traçou o perfil desses agricultores, levando em consideração fatores como região geográfica, tamanho da propriedade, faixa etária e formação. 

Na tradução para o português, o termo da língua inglesa early adopters diz respeito àqueles que adotaram algo cedo. No universo agro, a expressão se refere a uma série de agricultores visionários e abertos à experimentação que investiram no digital antes da maioria. Esse grupo consiste, no Brasil, em grandes produtores rurais, conforme mostra a pesquisa The Brazilian farmer’s mind in the digital era.  

Fundamentais para o desenvolvimento das ferramentas digitais e o amadurecimento das tecnologias, os early adopters são, em geral, produtores de grãos e fibras em grandes propriedades, mais jovens e estão localizados, principalmente, no MATOPIBA – região considerada a grande fronteira agrícola nacional.  Esse é o perfil dos pioneiros do digital no Brasil.  

Mais de 70% dos agricultores brasileiros usam o digital

Coordenador Técnico da Magenta Agro, João Leite é um desses precursores. “Na época em que começamos, ninguém acreditava nisso aqui na região. Eu fui o primeiro”, conta. A decisão de adotar veio da necessidade de tomar decisões com mais rapidez, como ele explica: “Antes, eu precisava monitorar as pragas e as doenças através de um papel, que vinha pra mim manchado e borrado no fim do dia. A decisão ficava sempre para o dia seguinte”.  

De acordo com Leite, a adaptação à solução digital durou cerca de 60 dias e teve como peça-chave a presença de um consultor na rotina da fazenda. O momento, segundo ele, foi de troca: “O consultor ficava comigo praticamente dois ou três dias por semana. Fomos construindo o sistema juntos. Chegou num ponto em que ele foi permitindo essa customização para as necessidades de cada um”, diz.

Parceiros de tecnologia

early adopters

De acordo com Renata Mendes, Gerente de Transformação Digital da Syngenta Digital, a adoção bem-sucedida da tecnologia depende de uma série de fatores. De acordo com ela, além do caráter visionário dos early adopters, foi preciso que existisse um apoio de consultores para que os novos adotantes pudessem aproveitar as funcionalidades da ferramenta da melhor forma. 

Nessas condições, o produtor rural pôde fornecer feedbacks aos desenvolvedores e contribuir com a solução digital. “Com base nesse suporte, o agricultor começa a acreditar na ferramenta, e começam a vir esses inputs”, explica Mendes.     

É assim que os early adopters, segundo a Gerente, se transformam em “parceiros de tecnologia”. Para ela, tudo se resume a “juntar o conhecimento agronômico do produtor e o nosso conhecimento em tecnologia para transformar o dado em decisão agronômica”, conclui.

Acompanhe nossas redes sociais:
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
agricultura digitalbrasilearly adoptersMcKinsey & Company

Anterior

Inteligência artificial na agricultura: a contagem de estande por foto

Próximo

Syngenta chega a mais de 37 mi de hectares em soluções digitais

você pode gostar também

Posts

Cliente sabe melhor hora de aplicar regulador de crescimento com Protector

Posts

Protector acelera tomada decisão em cliente do MS

Posts

Embrapa reforça relevância da agricultura digital em novo livro

Anterior Próximo

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Newsletter

e-Book Gratuito: Como Aumentar a Fertilidade do Solo

E-book sobre fertilidade do solo.Powered by Rock Convert

e-Book Gratuito: Agronegócio Pós-Pandemia

Powered by Rock Convert

Acompanhe nossas redes sociais

  • FacebookCurta nossa página
  • InstagramSiga-nos
  • YoutubeInscreva-se

Posts recentes

  • Cliente sabe melhor hora de aplicar regulador de crescimento com Protector
  • Protector acelera tomada decisão em cliente do MS
  • Protector é aliado do cafeicultor no controle de pragas e doenças
  • Embrapa reforça relevância da agricultura digital em novo livro
  • Georreferenciamento do Protector facilita controle de nematoides
  • Likes
  • Seguidores
  • Inscritos
  • Seguidores
Gostaria de mais informações? Envie um e-mail ou ligue para nós.

Brasil

Rua Inconfidentes, 911, 20º andar
Belo Horizonte - MG
Cep: 30140-120

0800 940 0020

Dúvidas?

contato@strider.ag

© 2017 - All Rights Reserved.